terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ética ao telefone e por e-mail



 de como devemos nos comportar no mundo corporativo.
Nas situações de trabalho, saber se colocar, evitar situações de saia-justa e ter um comportamento adequado é tão importante quanto dominar um idioma estrangeiro ou operar um sofisticado computador.
Saiba nos passo a seguir, o que os executivos esperam de seus colaboradores.

Ética ao telefone e por e-mail
Boa leitura.
Ética ao telefone e por e-mail



Descrição: http://ts3.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=1147112196962&id=1bb224d9cdf7ca2f0b57108e8080dfd2&url=http%3a%2f%2faronipm.files.wordpress.com%2f2010%2f03%2ftelefone.jpg
01.   Ao telefone sempre dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. A pessoa do outro lado da linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção.
02.   Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho, entre outros.
03.   Ao falar ao telefone, você é julgada(o) pela dicção, capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou não. A voz deve ser alegre, clara. Calorosa e em bom-tom, nem alta nem baixa de mais.
04.   Ao atender telefonemas de outras pessoas, anote o recado. Escreva o nome da pessoa que ligou o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível!
05.   Evite, ao máximo, atender ao telefone durante uma reunião, a não ser que a ligação seja de extrema importância. Isso também vale para celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.
06.   Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente se for namorar.
07.   Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo telefone.
08.   Retorne as ligações, mesmo que você não conheça a pessoa que deixou o recado.
09.   Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor dizer que está ocupado e que retornará a ligação depois.
10.   Se a linha caiu à responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.

01.   No e-mail o mais importante é nunca escrever algo que poderá lhe constranger depois, evite intimidades e só escreva no e-mail aquilo que você falaria pessoalmente para a pessoa.
02.   Não utilize frases com gírias,  tome cuidado com essas expressões, elas não devem ser empregadas na escrita.
03.   Verifique sempre a gramática e a ortografia do texto antes de enviá-lo. Nada pior que um texto cheio de erros e pontuação errada.
04.   Seja breve, claro e objetivo. Hoje em dia, ninguém tem tempo para ler textos extensos demais ou ficar pensando em palavras fora de contexto.
05.   Um e-mail, apesar de também ser um documento, não deve ser tão formal, com linguajar difícil.
06.   Jogue fora todos os e-mails que não servem para nada, como malas diretas, correntes e piadinhas. Lembre-se que ele é corporativo e pertence à empresa, esses tipos de e-mails não devem ser recebidos nem enviados, só responda os e-mails que realmente mereçam atenção.


Fonte: Revista Tudo da Editora Abril com a consultoria de Cláudia Matarazzo, Gloria Kalli, Célia Ribeiro, Adriana Gomes.

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Andrea Nunes