A proposta de criação de um curso de desenho instrucional fixo para ambientes online é uma proposta de curso livre, onde o aluno estuda em seu tempo e ritmo, segundo os princípios da Fábrica de Conteúdos, que nada mais é do que a construção didática de um curso e é essencial o seu planejamento, onde programas de capacitação e materiais didáticos em contextos de aprendizagem realizados por meio desenvolvimento de projetos e-Learning são fundamentais.
A metodologia da Fábrica de Conteúdos prevê as fases que devem ser planejada por um Designer instrucional que se seguem: Planejamento; Roteirização; Desenvolvimento, Produção; Testes, Implantação e Encerramento. A cada etapa é prevista uma validação. Esta metodologia surgiu da iniciativa de se adotar um conjunto de procedimentos operacionais e organizacionais para a garantia de excelência em soluções de e-learning.
Na metodologia onde o DI faz o planejamento, não existe diferença entre os cursos a distancia e e-learning, pois os dois são promovidos pela web.
Já que a educação a distancia (EaD) é um ensino onde o aluno não esteja estudando uma determinada matéria presencial, ele estuda via web com apoio de um tutor em data e horário marcados, sendo que, alguns cursos oferece apostilas para leitura em qualquer horário.
O e-learning por sua vez, dificilmente existe um professor / tutor, ele já é planejado e desenvolvido de forma que o aluno tenha toda explicação possível via web, o curso é construído e alocado em uma plataforma de ensino que facilita de forma notável a aprendizagem.
Este artigo foi por mim elaborado, ele é fonte de trabalho de conclusão do curso de pós graduação para o Senac e pode ser encontrado também em: http://www.webartigos.com/articles/45009/1/O-que-o-desenho-instrucional-representa-para-a-educacao-a-distancia/pagina1.html#ixzz0wyoGCNof
Andrea Nunes
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