Andrea Nunes - andrea_fn@yahoo.com.br
Como em qualquer atividade que envolve criação, o design instrucional é uma das atividades mais complexas no processo de educação à distância. O problema muitas vezes é reunir um número razoável de idéias ou até mesmo planejar como ensinar determinado assunto, de maneira visual.
O processo funciona assim. Primeiro o professor que faz a autoria do conteúdo da disciplina, organiza os assuntos e conteúdos em roteiros ou ementas. Depois que essas ementas estão prontas, o designer instrucional analisa o material em conjunto com o professor, para decidir como apresentar o material para os alunos.
A maneira mais fácil de apresentar qualquer tipo de conteúdo é com o uso de textos. Mas nos dias de hoje, em que o uso de multimídia está tão difundido na internet, usar esse tipo de recurso causa uma falta de eficiência na assimilação dos conteúdos. Todos sabem que a maioria dos alunos detesta ler. Mesmo tendo como missão fomentar a prática da leitura é sempre bom elaborar um plano de design instrucional, que mescle da melhor maneira possíveis conteúdos multimídia com textos longos.
O problema de fazer esse planejamento é reunir um bom número de idéias ou inspiração para elaborar material.
Neste link poderá acessar alguns modelos produzidos.
O designer instrucional deve avaliar o desempenho desses cursos, para propor as mudanças necessárias para que os objetivos educacionais sejam sempre alcançados.
Dica, para ser um ótimo profissional, procurar se atualizar é fundamental, se informar o mais rápido possível sobre os objetos de aprendizagem.
O processo de criação para qualquer tipo de curso é semelhante, pelo menos se o objetivo é que esse curso tenha um objetivo específico.
A minha experiência é maior com educação profissional, na qual já produzi uma série de cursos. Desde cursos rápidos de extensão, cursos técnicos, cursos instrucionais, corporativos e recentemente um curso de automação comercial para os interessados em vendas desses produtos.
Os principais pontos a observar na hora de elaborar um curso são os seguintes:
Objetivo
Público
Tipo
Duração
Conteúdo programático
Material de apoio
Metodologia de avaliação e acompanhamento
Corpo docente e gestão do curso
Periodicidade das atualizações
Assim que todos esses itens estiverem definidos, será possível dizer que o seu curso está bem estruturado.
Autor Pedagógico : analisa as necessidades de formação; determina os objetivos e o conteúdo dos cursos; determina os métodos (paradigmas ensino/aprendizagem) e os critérios e as estratégias de avaliação; concebe os dispositivos de aprendizagem (individual e coletiva)
· Técnico de Produtos e Multimídias Educativas : examina a pertinência da escolha da mídia; previne os contextos de utilização; prevê as interações homem-mídia-máquina e define o plano de avaliação da tecnologia utilizada;
· Tutor ou Formador (professor ou aluno): Gere as aprendizagens individuais; planifica os passos da aprendizagem, aconselha e orienta; ajuda a montar o percurso da formação; gere a comunicação; organiza os grupos de trabalho; analisa as interações; gere os recursos mediando a utilização e manejo de equipamentos; responde/modera as questões individuais e/ou coletivas.
Formalizar o contrato de prestação de serviços.
Definir LSM que melhor se enquadra às necessidades.
Mapear processos.
Desenvolver equipes interdisciplinares. Detalhar as competências de cada função.
Andrea Nunes