terça-feira, 29 de julho de 2014

Mini treinamento sobre Comunicação



Como você se comunica?

Uns dos 3 princípios básico da comunicação.

Três princípios essenciais a uma boa comunicação:

  • Primeiro: Seja Objetivo. Fale somente o que realmente importa na mensagem. (PRODUTIVIDADE)
  • Segundo: Seja Claro. A falta de clareza compromete os resultados.
  • Terceiro: Seja Preciso. Compare, cite prazos exatos, defina as metas categoricamente.



O que devemos observar na comunicação?

Devemos observar na comunicação focada para nossa operação, nossos negócios.

  1. Comportamento, Forma com que nos expressamos ;
  2. Integridade , Transparência em todas as atitudes;
  3. Atitude, Forma com que nos gesticulamos;


Comportamentos que temos diante de situações do nosso cotidiano e das tarefas que
desenvolvemos no nosso dia-a-dia. 

Devemos observar também que a comunicação não é avaliada apenas pelo que falamos ou ouvimos, mas pela forma com que nos expressamos e gesticulamos, ou seja, por nosso comportamento e atitude.

Integridade, ser transparente, ser honesto, ser cordial. 



Situações que devem ser EVITADAS na comunicação

Situações que devem ser EVITADAS na comunicação:

1.Falar muito baixo ou alto demais, muito rápido ou excessivamente devagar
2.Respirar rapidamente de forma a prejudicar sua dicção.
3.O excesso de vícios de linguagem como: né, tá, então, tipo assim, percebe.
4.Mencionar termos técnicos a pessoas que não têm capacidade para entendê-los.
5.Ajeitar a gravata, cabelos ou óculos durante uma apresentação, palestra ou reunião.
6.Ficar olhando para o chão ou o teto.
7.Movimentar as mãos excessivamente, ou colocá-las nos bolsos ou cintura.

8.Falar sobre o que não conhece.


Observações para a Comunicação Eficaz

Algumas observações que devem merecer cuidados especiais.
ü Saber ouvir: Você sabe ouvir  a sua equipe? Você sabe ouvir as pessoas?

ü Saber falar (ser assertivo/não agressivo): Você sabe falar sem ser agressivo, você utiliza um tom de voz adequada com sua equipe?

ü Colocar-me no lugar do outro para entender seu ponto de vista: Você consegue se colocar no lugar do seu colaborador? Lembra quando você teve que pedir feedback e não falar nada apenas escutar? Se coloque no lugar do outro.

ü Falar a linguagem do outro: As vezes precisamos falar a linguagem da nossa equipe, para poder entender. Exemplo, trabalho com a equipe da separação de perfumaria e como são as pessoas que trabalham lá? Preciso me adequar a eles.

ü Respeitar seus conhecimentos: Respeite seus conhecimentos nos assuntos, na comunicação precisamos ser transparente e se você não conhece determinado assunto, pergunte! Líder sábio é aquele que pergunta e aprende constantemente.
ü Evitar distrações (internas/externas):
Quando você for se comunicar, principalmente com um colaborador da sua equipe, termine de falar, não deixe que outras pessoas, celulares, e-mails atrapalhe a comunicação fique focado no assunto, a pior coisa para quem está recebendo a comunicação é quando um assunto é cortado diversas vezes. Instrutor de um exemplo: já pensou se essa aula fosse interrompida diversas vezes.


Existem outras Observações para um Comunicação Eficaz,  no livro “o líder do futuro” pagina 71 capitulo 05 encontramos diversos exemplo sobre a comunicação.

Feedback


No próximo Post iremos falar sobre Feedback.
Você irá entender como uma boa comunicação influir em um excelente feedback.

Obrigada e até a próxima.

Andrea Nunes



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