Como
você se comunica?
Uns
dos 3 princípios básico da comunicação.
Três princípios essenciais a uma boa
comunicação:
- Primeiro: Seja Objetivo. Fale somente o que realmente importa na mensagem. (PRODUTIVIDADE)
- Segundo: Seja Claro. A falta de clareza compromete os resultados.
- Terceiro: Seja Preciso. Compare, cite prazos exatos, defina as metas categoricamente.
O
que devemos observar na comunicação?
Devemos observar na comunicação focada para nossa operação, nossos negócios.
- Comportamento, Forma com que nos expressamos ;
- Integridade , Transparência em todas as atitudes;
- Atitude, Forma com que nos gesticulamos;
Comportamentos que temos diante de situações do nosso cotidiano e das
tarefas que
desenvolvemos
no nosso dia-a-dia.
Devemos
observar também que a comunicação não é avaliada apenas pelo que falamos ou
ouvimos, mas pela forma com que nos expressamos e gesticulamos, ou seja, por
nosso comportamento e atitude.
Integridade, ser transparente, ser
honesto, ser cordial.
Situações que devem ser EVITADAS
na comunicação
Situações que devem ser EVITADAS na
comunicação:
1.Falar
muito baixo ou alto demais, muito rápido ou excessivamente devagar
2.Respirar
rapidamente de forma a prejudicar sua dicção.
3.O
excesso de vícios de linguagem como: né, tá, então, tipo assim, percebe.
4.Mencionar
termos técnicos a pessoas que não têm capacidade para entendê-los.
5.Ajeitar
a gravata, cabelos ou óculos durante uma apresentação, palestra ou reunião.
6.Ficar
olhando para o chão ou o teto.
7.Movimentar
as mãos excessivamente, ou colocá-las nos bolsos ou cintura.
8.Falar
sobre o que não conhece.
Observações
para a Comunicação Eficaz
Algumas observações que devem
merecer cuidados especiais.
ü
Saber ouvir: Você sabe ouvir a sua equipe? Você sabe
ouvir as pessoas?
ü
Saber falar (ser assertivo/não agressivo): Você
sabe falar sem ser agressivo, você utiliza um tom de voz adequada com sua
equipe?
ü
Colocar-me no lugar do outro para entender seu ponto de vista: Você
consegue se colocar no lugar do seu colaborador? Lembra quando você teve que
pedir feedback e não falar nada apenas escutar? Se coloque no lugar do outro.
ü
Falar a linguagem do outro: As
vezes precisamos falar a linguagem da nossa equipe, para poder entender.
Exemplo, trabalho com a equipe da separação de perfumaria e como são as pessoas
que trabalham lá? Preciso me adequar a eles.
ü
Respeitar seus conhecimentos: Respeite
seus conhecimentos nos assuntos, na comunicação precisamos ser transparente e
se você não conhece determinado assunto, pergunte! Líder sábio é aquele que
pergunta e aprende constantemente.
ü
Evitar distrações (internas/externas):
Quando
você for se comunicar, principalmente com um colaborador da sua equipe, termine
de falar, não deixe que outras pessoas, celulares, e-mails atrapalhe a
comunicação fique focado no assunto, a pior coisa para quem está recebendo a
comunicação é quando um assunto é cortado diversas vezes. Instrutor de um
exemplo: já pensou se essa aula fosse interrompida diversas vezes.
Existem outras Observações
para um Comunicação Eficaz, no
livro “o líder do futuro” pagina 71 capitulo 05 encontramos diversos exemplo
sobre a comunicação.
Feedback No próximo Post iremos falar sobre Feedback. Você irá entender como uma boa comunicação influir em um excelente feedback. Obrigada e até a próxima. Andrea Nunes |
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