Porque é tão difícil dizer não?
Dizer sim para tudo é colocar a necessidade dos outros acima das suas.
Ter firmeza de postura e saber negar pode transformar a sua vida!
ü Você é daqueles que mudam todo o caminho para dar carona?
ü Passa mal de tanto comer porque seu parente teimou que você tinha que repetir a lasanha cinco vezes?
ü Acumula funções na empresa porque o chefe te empurrou mais trabalho?
Talvez esteja na hora de aprender a dizer não!
Muitas pessoas têm dificuldades para impor seus limites, de negar algo. Acontece que, por ter uma postura complacente o tempo todo, até com o intuito de evitar confrontos, a pessoa deixa suas opiniões e prioridades em segundoplano.
Quando dizemos não, nos colocamos em uma situação antipática e a imagem é colocada em questão principalmente perante aqueles que nos conhecem. É por isso que, por exemplo, ninguém fala mal do vizinho no trânsito, disse Edu Bastos, psicólogos da universidade Metodista de São Paulo.
Ocorre que todo bonzinho tem seu dia de basta.
Especialistas apontam que o ideal é que a situação não chegue a um ponto crítico e que haja uma mudança gradual de postura. |
Para Susan Newman, autora da publicação “ O livro do Não”, a pessoa que sempre diz sim vive com raiva, ansiedade, estresse e comumente sem remorso.
Medo do embate
Claro que todo mundo tem receio de dizer não, especialmente aqueles que possuem um perfil mais pacificador e conciliador. Para estas pessoas o “não” é uma palavra quase que sinônimo de confronto.
De acordo com Bastos, elas imaginam reações negativas quase por parte do outro quando estão em vias de dizer um não: “a preocupação é que a pessoa fique brava magoada, triste ou ofendida, e é justamente isso que diminui a força da negação. Mas é importante entender que aquele que nos pede algo deve estar preparado para ouvir um não”.
Embora o confronto possa ocorrer de fato, na maioria das vezes a intensidade da reação é menor do que se esperava. “Mesmo com o desconforto momentâneo, os resultados vão proteger a imagem e a personalidade. Sendo bem colocado, geralmente o interlocutor compreende” afirma Bastos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário