A estratégia instrucional define como as informações serão estruturadas e sequenciadas, além de definir como o conteúdo será apresentado.
A metodologia de concepção e desenvolvimento de conteúdos do ecurso é feita com base no modelo de ID (Instructional Design).
O objetivo principal do “Instructional Design” é responder a três perguntas:
1. Para onde estamos indo? (Definição dos objetivos da instrução)
2. Como chegaremos lá? (Definição da estratégia instrucional e do tipo de mídia)
3. Como saberemos quando chegaremos lá? (Definição de testes e avaliações).
Para responder a essas questões, o especialista em instrução desempenha as seguintes atividades:
- Análise instrucional
- Definição das estratégias instrucionais
- Definição e condução do processo de avaliação
Para isso, a equipe de ID utiliza algumas teorias e metodologias, a saber:
Matriz de Avaliação de Necessidades
A Matriz de Avaliação das Necessidades é uma ferramenta simples que sugere diferentes formas de coletar informações em relação aos públicos, tarefas e conteúdos, ao mesmo tempo em que conduz para um projeto de desenvolvimento de multimídia interativo.
Definição do domínio de aprendizado
A partir da definição do domínio de aprendizado, são desenhados a estratégia instrucional e os objetivos do treinamento. Basicamente, são quatro os domínios de aprendizado:
- Habilidades psico-motoras
- Habilidades intelectuais (dividem-se em: discriminação, conceito, regra e solução de problema)
- Informações Verbais
- Comportamental
Eventos Instrucionais
De acordo com Robert Gagné, o processo de desenho da instrução segue uma seqüência de nove eventos, que acompanham o processo interno de aprendizado do ser humano.
Se, em uma lição, todos os eventos forem seguidos, os objetivos instrucionais certamente serão atingidos. São eles:
Ganhar a atenção; dar motivação
Informar os objetivos de aprendizagem
Estimular a lembrança de informações já conhecidas
Apresentar material de incentivo
Prover guia para aprendizagem
Estimular o desempenho (prática)
Fornecer feedback
Avaliar o desempenho
Consolidar a retenção do conhecimento
Fases de um projeto de desenvolvimento de conteúdo customizado
Modelo de processo – no desenvolvimento de projetos e-Learning .
Implantação
Visão
Planejamento
Testes
Fases de um projeto de desenvolvimento de conteúdo customizado
Modelo de processo – no desenvolvimento de projetos e-Learning .
Implantação
Visão
Visão
A fase de Visão tem por objetivo homogenizar as visões do cliente e da equipe de desenvolvimento sobre o projeto a ser desenvolvido.
Nessa fase, o time de projeto está focado em montar o escopo do projeto junto ao cliente, compreendendo as seguintes tarefas:
Reunião de briefing (conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento do e-learning ou EAD)
Formação da equipe do projeto
Definição do objetivo macro do treinamento
Definição de público-alvo e ambiente
Levantamento de materiais (conteúdo)
Especificação do cronograma detalhado do projeto
Os documentos gerados na fase de testes são: cronograma detalhado do projeto; documento de visão e escopo.
Planejamento
A fase de planejamento permite que a equipe do projeto elabore toda a documentação necessária para que o cliente tenha condições de validar o que será desenvolvido.
Nessa fase, portanto, o time de projeto está focado em elaborar o roteiro do treinamento, que compreende:
Modelo conceitual
Análise do conteúdo
Desenho de objetivos
Definição da estratégia instrucional
Desenho de fluxograma
Modelo lógico
Desenvolvimento da Interface Gráfica
Desenvolvimento de Storyboards
Modelo físico
Captura de telas (quando aplicado)
Criação de script para locução
Revisão dos Storyboards
Os documentos gerados na fase de testes são: documento de desenho de objetivos; documento de estratégia instrucional; fluxograma; storyboards, documento de validação dos storyboards e script.
Desenvolvimento
Durante a fase de desenvolvimento ocorre a construção projeto. Nessa fase, o time de projeto está focado em desenvolver o projeto baseado no roteiro do treinamento, abordando as seguintes tarefas:
Gravação da locução
Criação de telas
Edição de animações
Stream (programação)
Os documentos gerados na fase de testes são: arquivos multimídia.
Testes
Na fase de testes, o produto será testado e validado. Nessa fase, o time de projeto está focado em testar e validar o produto desenvolvido, realizando as seguintes atividades:
Disponibilização em ambiente de demonstração
Alterações/ Correções
Os documentos gerados na fase de testes são: link em ambiente de demonstração; planilha de controle de pendências.
Implantação
Na fase de Implantação, o produto gerado será implantado nas instalações de produção, internamente ou no cliente. Nessa fase, o time de projeto realiza as seguintes tarefas:
Implantação no gerenciador
Testes do produto no gerenciador
Os documentos gerados na fase de testes são: publicação do treinamento no gerenciador; planilha de controle de pendências.
Etapas de um projeto
Levantamento das necessidades do treinamento: qual o objetivo do treinamento; o perfil do público alvo; qual o assunto do treinamento; e demais pontos relevantes;
Elaboração do story-board do treinamento, com o auxílio de um corpo pedagógico, utilizando para isso o MS Power Point;
Aprovação do story-board, pelo cliente ou chefe;
Gravação de áudio;
Criação de imagens e cenários;
Aprovação do cliente ou chefe
Produção em flash;
Validação do cliente ou chefe;
Geração do pacote scorm;
Implantação do curso no LMS.
Estrutura de controle
__Treinamento (dentro de treinamentos temos:)
-Educação presencial
-Educação motivacional
-Educação a distancia
-Educação on line
chamaremos nosso controle de:
Treinamento a Distancia
- Avaliações de Aprendizagem Feedback
Auto - Avaliação
Testes de Multipla escolha
Testes Verdadeiro ou Falso
Testes de associação
Testes de Preencher a lacuna
Teste de Arrastar e Soltar
Teste Jogo da Memoria
Teste da Forca
Ligar os Pontos
o Internet
o Tutoria Eletrônica
o Interface
o LMS
o Chat
o Wiks
o Fórum
o Perguntas e respostas eletrônica
o Historia da EaD
Planejamento
o Modelos de EaD
Desenvolvimento de conteúdos
o Analisar
o Desenhar
o Desenvolver
o Implantar
o Avaliar
Áudio e vídeo
o Vídeo conferencia
o Vídeo podcasting
o Radio
o Áudio
o TV educativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário